6 de fevereiro de 2013

Mobilização Social - atividades da parceira AMIZ

“A equipe se dividirá em diferentes pontos da área de intervenção, com objetivo de identificar, mobilizar e comunicar grupos de moradores, associações de bairro, movimentos sociais, organizações sociais e lideranças comunitárias. Os resultados obtidos nessas atividades visam subsidiar o planejamento e orientar ações futuras previstas no plano de trabalho do TSA”. 

O trecho acima faz parte do projeto do Trabalho Técnico Socioambiental – TSA – e é uma das atividades do plano de trabalho que já está sendo executada. A ONG AMIZ, parceira do TSA, percorreu nas últimas semanas o bairro Santa Terezinha, a fim de mapear lideranças locais, organizações comunitárias, escolas e agentes de saúde que possam estar contribuindo com as ações do projeto.
De acordo com Angelita Neves, integrante da AMIZ, a mobilização social é válida pois toda comunidade tem uma organização já existente - ativa ou não - e a ideia é partir dessas organizações para comunicar o projeto e a obra. "A ideia é contribuir com a explicação técnica sobre a melhoria social e de qualidade de vida, abrindo a porta de ligação entre poder público e a sociedade. Ter essa relação em prol de um bem comum é a melhor parte do projeto."


Na última sexta-feira, 1, a AMIZ iniciou um novo mapeamento. Estando agora na localidade do bairro Py Crespo, o Trabalho Socioambiental chega a uma nova frente de obras. Segundo Emerson Carlotto, biólogo da equipe, as atividades de mobilização social se fazem importantes no processo de pré-desenvolvimento das ações do TSA pois conseguem identificar no bairro pessoas com representatividade, projetos em andamento, entidades e instituições que possam, de alguma forma, auxiliar no trabalho socioambiental.

0 comentários:

Postar um comentário