21 de maio de 2012

TSA VISITA ÁREA DE INSTALAÇÃO DO CG3

Na manhã desta segunda-feira, 21 de maio, o TSA esteve na área onde começará em breve a instalação do CG3 e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo. Com a presença das ONGs Amiz, GEEPAA e Rede Uniperiferia, que farão o mapeamento de lideranças e instituições do entorno do Coletor Geral, e da UFPel, através do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e do Sanep, o TSA percorreu o trajeto que começa no encontro das avenidas Leopoldo Brod e Fernando Osório e transpassa o bairro 3 Vendas para observar os pontos onde será instalado o CG3 que conduzirá o esgoto domiciliar até a nova ETE.

"A instalação do coletor geral irá beneficiar toda comunidade, mais especificamente a Sanga das 3 Vendas, atual depositário dos resíduos domiciliares daquela localidade que se encontra em péssimo estado de conservação", conclui Emerson Carlotto, biólogo vinculado à ONG GEEPAA.
                                   TSA chega ao bairro 3 Vendas para mapear a área de instalação do CG3 e seus possíveis impactos

O professor Érico Correa, da Engenharia Sanitária (UFPel), comentou a importância desta nova unidade de Tratamento de Esgoto. Segundo ele, "dados estatísticos mostram que cada real aplicado em saneamento resulta em R$ 4 economizados em saúde pública num futuro próximo". Assim, além dos benefícios ambientais que a ETE Novo Mundo trará ao município como um todo, há ainda uma série de ações agregadas e aplicadas pelo TSA que planejam envolver a comunidade no processo de discussão dos impactos da obra, realizar seminários e subprojetos com cunho educacional e comunicante, recuperar trechos degradados e aproximar a população da gestão administrativa da ETE Novo Mundo.

                           TSA conversa com moradores do entorno da área de instalação do CG3

O TSA Pelotas é um projeto realizado em conjunto pelo Sanep e Governo Federal (PAC) constituído por ações de minimização de impactos, educação sanitária e ambiental visando comunicar e potencializar as discussões sobre as novas estações de tratamento de Esgoto (ETE Novo Mundo) e de Água (São Gonçalo), com obras previstas deste ano (2012) até 2014.

0 comentários:

Postar um comentário